Neste post você irá conhecer um pouco mais sobre abordagens educativas musicais que se popularizaram ao longo do século XX e ficaram conhecidas como “Métodos Ativos de Educação Musical”. Deixarei aqui um breve resumo, mas também algumas sugestões de livros que podem utilizar para adquirir mais conhecimento!!
LIVRO: Pedagogias em Educação Musical
Método Dalcroze
Criado por Émile Jaques-Dalcroze, é uma abordagem pedagógica que integra música, movimento e expressão corporal como ferramentas centrais para o aprendizado musical. Desenvolvido no início do século XX, o método enfatiza o uso do corpo como intermediário para a internalização de conceitos rítmicos, melódicos e harmônicos, promovendo uma relação mais intuitiva e orgânica com a música. Baseado na prática da euritmia, o método convida os alunos a explorar padrões rítmicos e expressivos por meio de atividades físicas, incentivando a criatividade, a coordenação motora e a percepção auditiva. Com uma forte conexão entre teoria e prática, o Dalcroze busca formar músicos e ouvintes mais sensíveis e conectados às experiências sonoras
No vídeo abaixo, disponibilizado pela Dalcroze Society of America, é possível ver um exemplo de aula de música para um grupo de crianças que foi conduzida pela professora Ruth Alperson. Seguindo os princípios da abordagem metodológica advinda das ideias de Dalcroze, são realizadas uma série de exercícios que estimulam interações entre corpo e som. Embora vídeo esteja em inglês, ao assistirmos atentamente, podemos compreender o que está sendo solicitado pela professora e observar como os estudantes reagem corporalmente ao que é tocado.
Método Kodály
O método idealizado por Zoltán Kodály, é uma abordagem pedagógica voltada para o ensino da música, que valoriza a integração da prática musical ao desenvolvimento humano. Baseado em princípios como a centralidade do canto, o uso de repertório folclórico e a alfabetização musical progressiva, o método promove a aprendizagem por meio de atividades como solfejo, leitura rítmica e coral. Fundamentado na ideia de que a música é um direito universal, o método Kodály prioriza o uso da voz como instrumento acessível a todos e a familiaridade com a cultura local como ponto de partida para a construção de habilidades musicais. Essa abordagem, reconhecida por sua eficácia em contextos escolares e comunitários, busca formar músicos competentes e ouvintes mais sensíveis. Assista ao vídeo abaixo sobre a abordagem de Kodály.
O denomidado Método Kodálly ficou muito conhecido pelo uso do manossolfa, um sistema que relaciona alturas musicais com gestos corporais específicos. Neste vídeo, você poderá conhecer um pouco mais sobre este tópico:
Quando pensamos em métodos ativos, é importante termos em mente que, mesmo no que diz respeito ao aprendizado de conceitos teóricos como alturas, durações e grafia musical etc., a prática e a vivência corporal vêm em primeiro lugar, estimulando a apropriação do significado real de cada conceito de forma aplicada. Vamos assistir um vídeo no qual a abordagem de Kodálly é utilizada com alunos maiores:
A abordagem de Kodálly também tem sido amplamente adapta para o uso em aulas com crianças dentro da escola regular. Fora do Brasil há diversas instituições que baseiam o ensino de música na metodologia de Kodálly e existem muitos exemplos na internet. Mesmo havendo a barreira do idioma, podemos apreciar alguns exemplos de atividade no vídeo a seguir:
Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Zontan Kodály, recomomento que assista ao vídeo abaixo. Ele está em inglês, contudo é possível inserir legendas automáticas e configurar o idioma para tradução automática em português.
Método Orff
Criado pelo compositor e pedagogo alemão Carl Orff, é uma abordagem pedagógica que combina música, movimento, fala e improvisação para promover o aprendizado musical de forma integrada e criativa. Baseado na ideia de que a música deve ser uma experiência natural e expressiva, o método utiliza instrumentos de fácil execução, como xilofones, metalofones e percussão, permitindo que os alunos explorem ritmos e melodias de maneira intuitiva. A prática vocal, frequentemente inspirada em jogos e cantos folclóricos, é um elemento central, assim como o uso de padrões rítmicos simples que são progressivamente ampliados. O método enfatiza a improvisação como forma de desenvolver a criatividade e a musicalidade, tornando a aprendizagem musical envolvente e acessível a pessoas de todas as idades.
O Orff-Schulwerk é um método pedagógico musical desenvolvido por Carl Orff em parceria com Gunild Keetman, caracterizado por sua abordagem interdisciplinar que integra música, movimento, fala e improvisação. O nome “Schulwerk”, que significa “trabalho escolar” em alemão, reflete sua concepção como uma prática educacional dinâmica e criativa, voltada para o ensino musical em grupos. Nos últimos anos, essa abordagem têm sido amplamente divulgada, sobretudo em cursos de formação de educadores.
A metodologia fundamenta-se na ideia de que a música deve ser vivenciada de forma lúdica e intuitiva, partindo de elementos básicos como ritmo e melodia.
Utiliza instrumentos especialmente projetados, como xilofones, metalofones e instrumentos de percussão de fácil manuseio, que permitem aos alunos experimentar a música diretamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios técnicos.
Além disso, o Orff-Schulwerk privilegia repertórios tradicionais e jogos folclóricos, usando-os como ponto de partida para a criação e improvisação musical. A improvisação desempenha um papel central, estimulando a criatividade e a expressividade dos alunos. O método, amplamente difundido em todo o mundo, é reconhecido por sua flexibilidade e por se adaptar a diferentes contextos culturais, sendo aplicado tanto na educação infantil quanto em programas avançados de formação musical.
Método Williems
O método Willems, criado pelo pedagogo musical suíço Edgar Willems, é uma abordagem educacional que busca promover o desenvolvimento musical de forma integrada com o crescimento global do indivíduo. Fundamentado em princípios psicológicos e na percepção auditiva, o método enfatiza a importância de sensibilizar a criança desde cedo para os elementos fundamentais da música: ritmo, melodia e harmonia.
Willems acreditava que a educação musical deveria estar alinhada ao desenvolvimento natural das capacidades humanas, respeitando as fases do crescimento infantil. Assim, seu método começa com atividades de percepção auditiva, associadas ao movimento corporal, para criar uma base sólida de entendimento musical antes de introduzir a leitura e a escrita musical. A prática vocal e a improvisação também desempenham papéis importantes, incentivando a expressão pessoal e a conexão emocional com a música.
Um aspecto distintivo do método Willems é seu foco na formação integral, indo além do aprendizado técnico e considerando a música como um meio para desenvolver a sensibilidade, a concentração e a inteligência emocional. Essa abordagem é frequentemente aplicada em contextos de musicalização infantil, mas também se estende a práticas educacionais para todas as idades.
A Professora Carmen Mettig Rocha, do Instituto de Educação Musical, é representante do Método Williems no Brasil. Temos a oportunidade de assistir um workshop realizado em 13 de novembro de 2020 logo abaixo e aprender ainda mais!